domingo, 11 de maio de 2014

Scones com Compota de Amora


Que bem que sabe um chá bem acompanhado por uns scone e compota caseira :)
Tinha apanhado amoras silvestres no verão e congelei à espera de uma inspiração, ou no caso um pedido especial de scones com compota :) Então aventurei-me na minha primeira vez nos doces e não é que saiu bem?!

Ingredientes para a compota
Como não tenho balança, só copo medidor, corri o risco e fiz tudo a olho. Saiu bem, por isso não custa nada tentarem, basta ir provando o que para os mais gulosos não será nenhum sacrificio :)
  • Amoras
  • Açúcar
  • 1/2 limão
Como preparar
  1. Eu usei amoras que já tinha congelado por isso estavam lavadas, mas se forem frescas, primeiro lavem muito bem!!
  2. Num tacho colocar as amoras com o açúcar e meio limão espremido
  3. Mexer sempre em lume brando até ir formando uma calda  
  4. Ir rectificando o açúcar e o limãob (vão acrescentando conforme gostem mais àcido ou mais doce, sem nunca esquecer que o sabor apura)
  5. Depois criada uma calda, usem a varinha mágica para tornar a compota mais uniforme ( eu triturei muito ligeiramente porque gosto de sentir a textura do fruto, mas se preferirem triturem tudo)
  6. Colocar em frascos e deixar arrefecer.
Ingredientes para os Scones 
  • 250gr de farinha
  • 30gr de manteiga/margarina
  • 100gr de leite
  • 1 ovo
  • 2 colheres de chá d fermento
  • 1 pitada de sal
Como preparar
  1. Pré- aquecer o forno a 200º
  2. Numa taça juntar todos os ingredientes e amassar bem
  3. Fazer bolinhas e colocar num tabuleiro untado cerca de 15 min no forno
  4. Dependendo do tamanho dos scones que querem fazer, esta receita rende entre 10 a 15
Notas
Podem usar qualquer fruta que gostem para a compota. Ousem experimentar e até juntar outros sabores.
Eu usei as amoras congeladas e acho que a agua vinda do gelo derretido ajudou à consistência da compota por isso se acharem que está difícil de formar a calda juntem um bocadinho de àgua.
Eu gosto dos scones salgados até porque geralmente se junta doce, mas se gostarem dos scones doces podem juntar à receita cerca de 50gr de açúcar.

Boa Paparoca!!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário